CUIDADOS:

Se você escolhe comprar ao invés de alugar um traje de festa, está fazendo um investimento. Neste texto vamos das dicas de como cuidar de seu vestido de festa para mante-lo lindo por mais tempo!


Seja um vestido de debutante, formatura ou até mesmo casamento, é essencial a armazenagem correta e cuidado com a peça.

Isso porque, os vestidos de festa são confeccionados por tecidos delicados, que pode ser facilmente danificado.

Dicas de como cuidar do seu vestido de festa
Fizemos um passo-a-passo para você guardar o vestido de festa corretamente, o que fará com que a peça dure por muito tempo. Veja:


Para manter a integridade do tecido, o vestido de festa precisa ser armazenado de forma adequada após o uso.
Para manter a integridade do tecido, o vestido de festa precisa ser armazenado de forma adequada após o uso.
1. Identifique o tecido
Ao comprar um vestido de festa é essencial saber a composição dele.

Sabendo do tecido que o vestido é feito, você também vai saber suas especificardes, como lavar, secar, passar e armazenar. Peças com bordados e aplicações de paetês e pedrarias são ainda mais delicadas e exigem maior cuidado.

2. A lavagem
Após o uso, o vestido precisa ser lavado. Este é um dos passos mais importantes da lista de dicas de como cuidar de seu vestido de festa.

Por ser de tecido delicado, recomenda-se não usar processos que possam agredir a peça, como colocar na máquina de lavar, passar escova e usar alvejantes.

Inicialmente, a peça deve ser higienizada à mão e com delicadeza. Se estiver com manchas, coloque um pouco de sabão em pó ou líquido e esfregue delicadamente na parte afetada e retire com água fria.

Em alguns casos, é preferível mandar o vestido para a lavanderia para uma lavagem especial e a seco.

2. Colocando para secar
Se você optar por lavar seu traje de festa em casa, coloque para secar em um local fresco e arejado. Não exponha a peça ao sol, pois a luz extrema pode desbotar o tecido.

Uma forma de secar mais rápido e igualmente é colocar a peça para secar pendurada em um cabide.

3. O modo correto de passar
Há peças que nem precisam de passar, outras, como as feitas em organza, tule, ziberline e tafetá, se adaptam melhor ao ferro a vapor.

Na hora de passar, é imprescindível respeitar a composição do vestido. Ajuste a temperatura correta do ferro e coloque o botão na opção que corresponda ao tecido da peça.

Para proteger a peça do calor e evitar que queime, use um tecido de algodão leve por cima e faça todo o processo com muito cuidado para não queimar a peça.

4. A armazenagem do vestido
Agora que o vestido está limpinho é hora de guardar. Deixe a peça em um cabide envolvo na sua própria capa ou em uma capa de TNT.

Coloque no compartimento que for feita a armazenagem produtos antimofo e que afastam insetos específicos para armários. Esses produtos são encontrados facilmente em supermercados.

A cada três meses, retire o vertido para arejar por um tempo. Isso vai evitar o acúmulo de resíduos e poeiras e manter a peça conservada.